terça-feira, 7 de junho de 2016





Educação, uma ponte para o Futuro.



Posto aqui uma matéria do G1 (link no fim deste) que mostra através dos relatos de uma brasileira que trabalha como professora na Finlândia como a Educação neste país que figurou por 4 anos consecutivos entre as primeiras posições no ranking do PISA – Programme for International Student Assessment (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) é tratada. A matéria chamou a minha atenção porque se trata exatamente do que considero o maior problema do nosso país. Aquele que se resolvido acabaria com todos os outros, inclusive com a corrupção. Tenho a convicção de que somente através da educação é que poderemos, por exemplo, diminuir exponencialmente a violência de todos os tipos, os riscos e as vulnerabilidades às doenças e diminuir o custo do Estado, entre outros.

A Educação no Brasil não é gerida como se deve. Avalio assim por causa dos resultados infelizes que nos acostumamos a ver todas as vezes em que abrimos um jornal ou ligamos a televisão. É como se o nosso país com mais de 500 anos ainda não tenha descoberto ou "se ligado" que é a educação que molda a civilização e conduz a sociedade aos resultados de maior relevância. Quem lembra um pouco de história sabe que a Grécia Antiga que venerava o conhecimento - fruto maior da educação – teve a educação como o principal fator que a fez despontar como potência e contribuir para o surgimento da civilização ocidental moderna.
Um outro exemplo é a Coreia do Sul que mesmo destruída após a Guerra da Coreia nos anos 50 investiu plenamente em educação e hoje desponta entre os primeiros no ranking do PISA – Programme for International Student Assessment (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) o que contribuiu consideravelmente para torná-la na décima segunda maior economia do mundo e a terceira da Ásia, atrás apenas do Japão e da China.
A Finlândia - 12º no PISA - que é o país referência na matéria indicada abaixo, depois de uma depressão econômica no início de 1990, os sucessivos governos promoveram uma revolução na educação o que contribuiu, entre outras ações, para que hoje vivam numa economia estável. Este país que trata a educação completamente diferente de nós, se orgulha de ter o professor como uma das principais profissões e, por isto, colhe ótimos resultados.
"Aqui na Finlândia o sistema é outro, o professor é o pilar da sociedade."
Não há nenhuma dúvida de que somente através da Educação é que se melhora a sociedade. Só não quer ver isto quem se beneficia da ignorância do povo. E nós sabemos exatamente quem são eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário